osfixesbra

GRUPO RECREATIO E DESPORTIVO

“OS FIXES”

O Grupo Recreativo e Desportivo “OS FIXES” foi fundado em Queluz de Baixo, a 30 de Janeiro de 1933, por um grupo de jovens músicos com o objectivo de animar e distrair a população, através da realização de bailaricos.

Empolgados com a iniciativa formaram uma banda de jazz, então baptizada com o nome de Troupe Jazz “OS FIXES”.

Por esta altura, não existia uma sede do grupo. No entanto, o senhor Barroca tinha um casebre onde guardava o seu rebanho de ovelhas, que se situava ao lado da actual capela, e sendo o único lugar disponível para fazer bailes, logo se denominou por “Salão Caganita”. Às raparigas cabia a limpeza do local, no entanto o cheiro incómodo obrigava a uma melhor solução, que viria a ser o barracão do senhor Joaquim António, onde agora é o “Estaminé”.

Mas se do “Salão Caganita” se tiravam as ovelhas, do barracão do Joaquim António, tirava-se o macho e a carroça.

Aqui, dinamizava-se o grupo e pensava-se em algo maior. Falou-se então com o senhor Ramos e Silva e alugou-se o seu palheiro, que mais tarde, depois de algumas obras, viria a ser a Sede Social do Grupo Troupe Jazz “OS FIXES”, por volta de 1944. Quando se deu esta mudança sucedeu-se um grande desenvolvimento do grupo, sendo o senhor Mendes o seu grande impulsionador.

Mais tarde, houve intenção de tornar a banda mais moderna, tendo colaborado com esta ideia, entre outros, o António Nico, Edmundo, Joaquim Foz, Victor Hugo, Manuel Vera, João Piteira, o mestre António Coelho, o saxofonista Aires Aleixo e o jazzbandista Carlos Ferreira.

Dentro das diversas actividades que se iam desenvolvendo, a Ermelinda cantava e animava as festas, fazia-se teatro e dança. José da Silva Afonso escrevia revistas, peças de teatro e textos para as danças folclóricas, que tradicionalmente saiam em camionetas de carga, de povoação em povoação, cantando para angariar fundos para o desenvolvimento da colectividade.

Em 28 de Junho de 1972, é alterada a designação social do clube passando então a denominar-se Grupo Recreativo “OS FIXES”, com sede na Estrada Consiglieri Pedroso, em Queluz de Baixo.

Com o desenvolvimento da colectividade e para dar melhor resposta às necessidades da mesma e dos seus associados, é construída uma nova sede, inaugurada a  03 de Fevereiro de 1991, ficando situada na Alameda Armindo de Carvalho. Esta mudança originou um ainda maior desenvolvimento e a 13 de Setembro de 1997, é inaugurada a primeira fase do polidesportivo descoberto, sendo que em 02 de Março de 2002 são inauguradas as bancadas e os balneários do mesmo.

A 09 de Dezembro de 1998,  a designação social do grupo volta a alterar-se e passa a denominar-se Grupo Recreativo e Desportivo “OS FIXES”, mantendo esta designação até aos dias de hoje.

Grupo Recreativo e Desportivo “OS FIXES”

 

Alameda Armindo de Carvalho, Queluz de Baixo – 2730-211 Barcarena

 

TEL: 21 436 28 29 I E.MAIL: grdfixes@sapo.pt I WEB: www.grdosfixes.pt.vu

osfixes