O Centro Social e Paroquial de Barcarena foi fundado em 1968.

Desde cedo, e dado o contexto de emergência social em que surge a nossa instituição, socorrendo as famílias desalojadas das cheias da Ribeira de Barcarena, assumiu-se como uma referência ao nível do serviço social na Freguesia de Barcarena.

Atualmente, e num universo de 13861 pessoas (Censos 2011), o Centro Social e Paroquial de Barcarena apresenta respostas sociais para todas as idades, procurando fazer jus ao seu slogan “percurso feito vida” e ser parte integrante de todas as etapas da vida de cada utente.

Dado o contexto de crise económica, a instituição tem feito um grande esforço para não falhar nos seus compromissos com os utentes e com a freguesia em geral, estando consciente de que os serviços que presta assumem fundamental importância para o bem-estar dos residentes da freguesia

Servindo cerca de 700 clientes, a instituição está presente em Leceia, Queluz de Baixo, Tercena e Valejas, através de respostas diversificadas e ajustadas às necessidades de cada uma das localidades da freguesia: Tercena – Centro de Dia (onde funciona o Serviço de Apoio Domiciliário) e Centro de Infância (onde está também o CATL – 1º Ciclo);  Valejas – CATL (2º e 3º Ciclo); Leceia – Centro de Infância da Quinta da Politeira, Centro de Convívio e Centro de Atividades com Jovens e do Serviço de Apoio Comunitário; Queluz de Baixo – CRAT (Centro de Recursos de Ajudas Técnicas), Centro de Formação, Gabinete de Inserção Profissional e Escola de Música de Barcarena (a funcionarem no Centro Jovem de Queluz de Baixo). A nossa instituição coloca diariamente à disposição dos habitantes da freguesia respostas diversificadas para todas as faixas etárias.

Importa realçar a resposta qualificada que se faz sentir essencialmente ao nível do Apoio Direto às Famílias, nomeadamente através do Serviço de Apoio Comunitário (apoio às famílias em situação de carência económica da freguesia), e os sucessivos projetos que têm vindo a ser desenvolvidos nessa área, visando cada vez mais otimizar a utilização dos recursos e a obtenção dos objetivos a que nos propomos.

As áreas da Formação e do Gabinete de Inserção Profissional são claramente um dos bons exemplos das soluções apresentadas, nomeadamente através da ligação dos serviços que identificam e diagnosticam os problemas das famílias, que muitas das vezes se encontram em situações de carência económica, resultantes de cenários de desemprego de longa duração.

A Loja dos Sorrisos é o mais recente projeto da nossa instituição, funcionando como complemento de todas as outras respostas sociais de que dispomos. Fundada a 6 de dezembro de 2014, a Loja dos Sorrisos é a primeira loja de cariz solidário da freguesia, está sediada em Tercena e conta com a colaboração de uma equipa de 14 voluntários. A ideia passa essencialmente por vender vestuário (roupa, calçado e bijuteria) novo e usado a preços acessíveis a todos, possibilitando dessa forma a aquisição de roupa em bom estado. Simultaneamente, está fortemente conotada com questões ambientais, uma vez que promove a reutilização do vestuário. Ao mesmo tempo, conforme o nome indica, pretende-se criar um sentimento de responsabilidade comum na freguesia, tendo em conta que o cliente deverá estar sempre ciente de que ao comprar não só está a melhorar o seu guarda-roupa como está também a ajudar alguém, uma vez que todas as receitas obtidas são depois canalizadas para a ação solidária da nossa instituição, no apoio às famílias carenciadas da nossa freguesia.

Por tudo isto, e tendo em conta a instabilidade que se faz sentir a todos os níveis na vida quotidiana, orgulhamo-nos de dizer que estamos e estaremos “sempre consigo, por mais voltas que a vida dê!”

Fique a conhecer melhor a nossa instituição, através das páginas www.cspbarcarena.pt, facebook.com/centrosocialparoquialdebarcarena, ou dos contactos 21 4387250 e geral@cspbarcarena.pt .

Creche

Creche

 

Loja dos Sorrisos

Loja dos Sorrisos

 

Centro de Dia

Centro de Dia