Apresentação

A Comissão Social da Freguesia de Barcarena, integrada na Rede Social do Estado, desenvolve os mesmos objetivos que se prendem com o combate à pobreza e exclusão social, promovendo políticas de desenvolvimento social local, congregando esforços e encontrando sinergias capazes de dar resposta às necessidades identificadas.

A criação do Guia de Recursos teve a sua génese na necessidade sentida em informar, quer as populações residentes, quer os que aqui labutam ou passam, fornecendo-lhes um leque completo dos recursos e apoios disponíveis, servindo, igualmente, como elemento facilitador de uma informação abrangente, nem sempre fácil de obter.

Dada a transitoriedade e mobilidade do tecido social e empresarial, o Guia de Recursos pretende ser um instrumento dinâmico e permanentemente atualizado que todos poderão consultar, nomeadamente no Site da Freguesia, cabendo a todos os parceiros a obrigação de comunicar toda e qualquer atualização.

Para maior facilidade de consulta, este Guia está organizado nos seguintes capítulos:

  1. Infância e Juventude – 2. Família e Comunidade – 3. Deficiência – 4. Idosos – 5. Saúde – 6. Comércio, Indústria e Serviços – 7. Contactos Úteis.

As Sociedades-Individuais ou Coletivas – Associações ou Instituições que não constem deste Guia de Recursos poderão, querendo, incluí-lo desde que o solicitem à Junta de Freguesia.

Fernando Afonso

Presidente J.F. de Barcarena